Sessão Solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Câmara Municipal de Mojuí dos Campos

#Audiência POR CRISTIANO NOGUEIRA 10 DE ABRIL DE 2023
A Câmara Municipal de Mojuí dos Campos, realizou no dia 05 de março, no plenário Nicias Lopes Ribeiro, uma sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A solenidade, que é fruto do requerimento Nº113/2023 do Vereador Joilson Nogueira Xavier, contou com a presença de entidades eclesiásticas, com o prefeito Marco Antônio Machado Lima, a Presidente da APAE Santarém Jacirene Maria Façanha da Costa, a Presidente da Associação TEAS Tápajos Suzana Passos, Cristiane Silva representando todas as mães com filhos autistas, Maria Pereira da Silva Professora do AEE, Marliane Carvalho diretora da Escola Municipal Maria do Carmo representando a Secretária de Educação Dra. Elizangela Bezerra e com os pares da casa. O Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; e padrão de comportamento restritivo e repetitivo O Presidente do Poder Legislativo Municipal, Exmo. Sr. Vereador Jesanias da Silva Pessoa abre a Sessão destacando a importância da discussão de pautas relacionadas aos direitos e melhorias no diagnóstico e atendimentos aos portadores autismo.Em seguida, o Vereador Joilson, que é pai de uma criança autista consegue sentir o quão é difícil vivenciar e superar as dificuldades do dia-a-dia. Destaca que eventos como esta solenidade, fazem com que estejamos mais juntos e mais fortes para superar e vencer esses obstáculos. A sessão contou ainda com uma belíssima apresentação do Clube de Aventureiros Amigos da Natureza, um Projeto da Igreja Adventista do 7º dia. A Presidente da APAE Santarém Jacirene Maria Façanha da Costa, no uso da palavra cumprimenta à todos, agradece o convite, parabeniza o vereador Joilson pela iniciativa, destaca a importância desses debates e ações que vem levar informações e incluir as pessoas com Transtorno do Aspectos Autista (TEA), de acordo com a Lei nº12.764/2012 é direito da pessoa com TEA, o acesso as políticas públicas, incluindo educação especial, assistência social e saúde. Entretanto o grande desafio é ausência da efetiva inclusão social. Autismo não tem cura, mas todos merecem ter dignidade e qualidade de vida. É dever de todos construir uma sociedade inclusiva e acessível, onde pessoas com autismo e outras deficiências tenham oportunidades iguais e acesso aos seus direitos. A Sessão pode ser acompanhada na íntegra no link abaixo: