Sessão Solene em Alusão ao Dia Mundial Conscientização do Autismo.

#Sessões POR Vitória 12 DE ABRIL DE 2024

A Câmara Municipal de Mojuí dos Campos, realizou na sexta-feira 04 de abril, uma Sessão Solene em Alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

A Sessão Solene foi conduzida pelo Vice-presidente Antônio Aguiar presidente em exercício, na composição da Mesa estiveram presentes, o Vereador Joilson da Santa Júlia autor do requerimento Nº090/2024 que originou a solenidade, a Exma. Sra. Jacirene Maria Façanha da Costa Presidente da APAE do município de Santarém, Sra. Lucivania Almeida Vale - Presidente do TEAS Mojuí dos Campos, Pastor da Igreja da Paz Church Ardeson Marques Maciel, Reverendo Padre Alcides Alves da silva, Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Kerolainy Santos Souza - Coordenadora do AEE e Representante da Secretária de Educação, a Sra. Enfermeira Antônia Eliene Oliveira representando o Secretário de Saúde, o Sr. Welligton Abreu Conselheiro Tutelar, Cibelle Elvira Diniz Presidente da Associação TEAS Tapajós Santarém, Sra. Cristiane Silva de Lima representando todas as mães com filhos autistas e a Professora do AEE Cristina Silva de Nascimento Sousa. Também compareceram os vereadores Antônio Welliton e Vanderlei Baú.

O Dia Mundial do Autismo é celebrado anualmente em 2 de abril desde 2007, quando foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), a data tem o objetivo de combater a discriminação e o preconceito contra quem tem autismo.

O TEA é uma condição de saúde caracterizada por desafios em comportamentos repetitivos na fala, na comunicação não-verbal e, ainda, nas habilidades de socialização.

Todos Convidados tiveram acesso a palavra onde foram explanadas as medidas públicas praticadas em nosso município, os desafios, as carências, mensagens de apoio, depoimento de mães com filhos portadores do aspecto autista e demais assuntos que contribuíram para o debate e enriquecimento da sessão.